terça-feira, 16 de outubro de 2018

Relatório

Itens 1, 2 e 3:


*p.s.: no projeto final ainda falta equiparmos o robô com seus utensílios de ataque.


Item 4:  Problemas e soluções:

Tivemos apenas dois tipos de problema:
1- parte mecânica 
2- estrutura

1- Esse foi nosso grande problema porque varias vezes as rodas descolaram, ficaram tortas e não conseguiam ter uma superfície de contato grande com o motor.  
Solução: colar as rodas passando a cola pelo lado de fora ao invés do lado de dentro do eixo e aumentando o tubo de caneta que era encaixado no motor.  

2- Esse problema ocorreu mais no final do desenvolvimento, pois com o passar do tempo o papelão começou a ceder por conta do peso do motor.  
Solução: Reforçar o papelão, de maneira que a estrutura das duas camadas de papelão não ficasse no mesmo sentido. Desse modo a estrutura ficaria mais resistente.


Item 5:



Item 6:

Segue abaixo os links para os testes realizados durante o projeto:

https://g7fisicaidesa.blogspot.com/2018/09/blog-post.html
https://g7fisicaidesa.blogspot.com/2018/10/15-dias-atras.html
https://g7fisicaidesa.blogspot.com/2018/10/atualizacoes_13.html
https://g7fisicaidesa.blogspot.com/2018/10/teste-do-8.html
https://g7fisicaidesa.blogspot.com/2018/10/tudo-pronto_8.html
https://g7fisicaidesa.blogspot.com/2018/09/atualizacoes.html



Item 7:

Jader Benuzzi Martins: físico, matemático e escritor nascido na cidade do Rio de Janeiro. Concluiu seu bacharelado em matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e doutorou-se em física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Também foi pesquisador, professor no Instituto Militar de Engenharia (IME), Vice-Diretor e Diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.
Jader teve mais de sessenta trabalhos publicados em revistas que circulam internacionalmente, no qual podemos citar um em especial: “Mecânica Racional: de Newton à mecânica clássica.”
Este trabalho abordou diversos assuntos tal como a mecânica clássica, matéria que é elucidada no ensino médio e que pode ser associada ao robô gladiador.
Esta mecânica é dividida em cinemática e dinâmica: a primeira estuda, matematicamente, os movimentos e pode ser vista no robô quando se analisa conceitos físicos como o tempo, o espaço percorrido e a velocidade. Já a segunda, estuda as forças responsáveis pelo movimento, baseando-se nas leis de Newton, que podem ser notadas no robô com a força aplicada que se relaciona com a massa, com a aceleração, e assim por diante.



fontes: Grupo 9 3ºB



Item 8: Conclusão:

Com esse trabalho realizado o grupo percebeu de uma maneira mais efetiva como funcionam os conceitos físicos na prática e como é fazer um trabalho que desenvolva tantas habilidades (mexer com parte elétrica, comandar um blog, competitividade e outras coisas), além de todos terem aprendido a superar problemas que apareceram ao longo do desenvolvimento, principalmente na parte mecânica.  Com isso conseguimos até agora - pois ainda não foi a competição - desenvolver bem o trabalho, devido ao empenho de todos os membros do grupo.