Itens 1, 2 e 3:
*p.s.: no projeto final ainda falta equiparmos o robô com seus utensílios de ataque.
Item 4: Problemas e soluções:
Tivemos apenas dois tipos de problema:
1- parte mecânica
2- estrutura
1- Esse foi nosso grande problema porque varias vezes as rodas descolaram, ficaram tortas e não conseguiam ter uma superfície de contato grande com o motor.
Solução: colar as rodas passando a cola pelo lado de fora ao invés do lado de dentro do eixo e aumentando o tubo de caneta que era encaixado no motor.
2- Esse problema ocorreu mais no final do desenvolvimento, pois com o passar do tempo o papelão começou a ceder por conta do peso do motor.
Solução: Reforçar o papelão, de maneira que a estrutura das duas camadas de papelão não ficasse no mesmo sentido. Desse modo a estrutura ficaria mais resistente.
Item 6:
Segue abaixo os links para os testes realizados durante o projeto:
https://g7fisicaidesa.blogspot.com/2018/09/blog-post.html
https://g7fisicaidesa.blogspot.com/2018/10/15-dias-atras.html
https://g7fisicaidesa.blogspot.com/2018/10/atualizacoes_13.html
https://g7fisicaidesa.blogspot.com/2018/10/teste-do-8.html
https://g7fisicaidesa.blogspot.com/2018/10/tudo-pronto_8.html
https://g7fisicaidesa.blogspot.com/2018/09/atualizacoes.html
Item 7:
Jader Benuzzi Martins: físico, matemático e escritor nascido
na cidade do Rio de Janeiro. Concluiu seu bacharelado em matemática pela
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e doutorou-se em física pelo
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Também foi pesquisador,
professor no Instituto Militar de Engenharia (IME), Vice-Diretor e Diretor do
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.
Jader teve mais de sessenta trabalhos publicados em revistas
que circulam internacionalmente, no qual podemos citar um em especial: “Mecânica
Racional: de Newton à mecânica clássica.”
Este trabalho abordou diversos assuntos tal como a mecânica
clássica, matéria que é elucidada no ensino médio e que pode ser associada ao
robô gladiador.
Esta mecânica é dividida em cinemática e dinâmica: a
primeira estuda, matematicamente, os movimentos e pode ser vista no robô quando
se analisa conceitos físicos como o tempo, o espaço percorrido e a velocidade.
Já a segunda, estuda as forças responsáveis pelo movimento, baseando-se nas
leis de Newton, que podem ser notadas no robô com a força aplicada que se
relaciona com a massa, com a aceleração, e assim por diante.
fontes: Grupo 9 3ºB
Item 8: Conclusão:
Com esse trabalho realizado o grupo percebeu de uma maneira mais efetiva como funcionam os conceitos físicos na prática e como é fazer um trabalho que desenvolva tantas habilidades (mexer com parte elétrica, comandar um blog, competitividade e outras coisas), além de todos terem aprendido a superar problemas que apareceram ao longo do desenvolvimento, principalmente na parte mecânica. Com isso conseguimos até agora - pois ainda não foi a competição - desenvolver bem o trabalho, devido ao empenho de todos os membros do grupo.